28 de julho de 2009

COMO ACORDAR CEDO

A partir do dia 03/08 tenho que voltar a aprender novamente a acordar cedo , me adaptar a vida de assalariado... Acordar às 5 da matina não será fácil então estou lendo e me adaptando novamente. Ai vai algumas dicas úteis para vocês que precisam acordar cedo.

É POSSÍVEL APRENDER A ACORDAR CEDO?
Você sempre acorda tarde, quase ao meio-dia, e morre de inveja daquele pessoal que acorda cedinho? Que as 10 da manhã já tomou banho, café da manhã, foi na academia e voltou? Ou quer, simplesmente, quebrar o hábito de dormir até tarde? Ou, mais importante ainda: você acredita que acordar cedo é um dom, algo que nasce com você ou não?
Eu acredito que acordar cedo é algo que se aprende. Há muito tempo tento acabar com meu hábito de dormir depois da meia-noite e acordar após as 10 horas. Tentei várias vezes, mas depois de alguns dias eu desistia e pensava: “que se dane, vou ficar aqui no computador até as 3 da manhã e acordar amanhã as 11”. Acordar cedo, ou melhor, criar o hábito de acordar cedo exige um bom plano e certa dedicação e disciplina.

POR QUE ACORDAR CEDO?
Antes de tudo, é preciso pensar no porquê de acordar cedo. A ideia mais comum é: “se eu acordar cedo vou ter mais tempo”. Porém, esse é apenas um dos benefícios. “É bom estar de pé antes do amanhecer, pois tal hábito contribui para a saúde, riqueza e sabedoria”, disse Aristóteles. Por mais metafísico-filosófico-hippie que isso seja, o sentido da frase é simples: acordar cedo e sucesso estão interligados. Não somente o seu dia “fica maior”, como também sua produtividade e disposição aumentam. Mais tempo acordado durante o dia e mais tempo dormido de noite fazem uma enorme diferença, tanto mental como física. Pode parecer estranho, mas acordar cedo e trabalhar durante o dia muda até mesmo sua aparência! Pessoas que trabalham durante a noite a dormem de dia tendem a ter uma aparência não tão saudável quanto aqueles que trabalham de dia. Para quem tem que trabalhar ou estudar muito, nada melhor do que fazer um montão de coisas e olhar no relógio vendo que ainda são 10:00 da manhã. Pense o que 30 minutos extras por dia podem te trazer. 30 minutos a mais são suficientes para praticar exercícios, ler um ou dois livros por mês, escrever um blog, meditar, aprender a tocar violão, entre outras coisas. 30 minutos por dia são 185.2 horas por ano, mais que um mês de trabalho (40 horas por semana). Se você ganhar 60 ou 90 minutos, duplique ou triplique esses números. Se você ganhar duas horas por dia, em um ano ganhará 4 meses de trabalho extra!

A ESTRATÉGIA
Existem várias estratégias e ideias para acordar cedo. Alguns dizem que é preciso dormir e acordar todos os dias no mesmo horário, outros dizem que é preciso dormir e acordar naturalmente, seguindo seu organismo. Creio que ambas tem suas falhas. Primeiro, muitas vezes não estamos com sono, e ir dormir sem sono, ficando na cama 15 ou 30 minutos é totalmente sem sentido. Se você não é capaz de deitar na cama e dormir em 5 minutos, é melhor levantar e fazer alguma outra coisa. Dormir e acordar quando quiser também não funciona, pois a tendência é dormirmos e acordarmos cada vez mais tarde. O solução que encontrei para o problema é mais simples do que parece: durma quando tiver sono, mas acorde todos os dias no mesmo horário! Você precisa acostumar o seu corpo a acordar em um determinado horário, de modo que ele saiba naturalmente quando é a hora de dormir. Vejamos como colocar isso em prática:

CRIANDO HÁBITO
A primeira coisa a fazer é definir que horas você quer acordar. No meu caso, 7 horas. Uma coisa a se levar em consideração é que se você acorda todos os dias as 10, querer, do nada, começar a acordar as 5 da manhã pode ser complicado. É melhor começar as 8 e ir, aos poucos, diminuindo. Coloque o relógio para as 7 horas (ou a hora que você escolher), em algum lugar longe da cama. A intenção é que você tenha que sair da cama para desligar o relógio. Vá dormir quando tiver sono, no entanto, quando o relógio tocar, acorde, não importa o que aconteça. Leia bem isso: NÃO IMPORTA O QUE ACONTEÇA, SAIA DA CAMA, ACORDE! Simplesmente acorde e levante. Não pense, não enrole, apenas saia da cama e desligue o relógio. A ideia é que se você deixar seu corpo agir por você, vai voltar para cama e acordar meio-dia. Não dê tempo para seu corpo sentir o “cheirinho” da cama, nem para seu cérebro pensar “você está morrendo de sono, vá dormir que a cama está uma delícia”. Levante, espreguice-se, vá ao banheiro e lave o rosto. Lembre do seu objetivo! No primeiro dia pode ser complicado, mas com o passar do tempo a coisa melhora. No segundo dia, provavelmente você deverá estar com sono à noite. Nessa hora, principalmente neste estágio, no qual você está criando o hábito, é bom evitar atividades muito movimentadas antes de dormir. Exercícios físicos ou jogos de computador podem te deixar muito “ligado”, fazendo com que você não tenha sono. Tente fazer algo tranquilo, como ler um livro, assistir TV ou escutar rádio. Isso pode variar dependendo da pessoa. Muita gente fica tão ligada na TV que não consegue dormir. O importante é fazer algo relaxante, de modo que você sinta e saiba quando está com sono. Depois que você criar o hábito, esse “teste” não vai ser mais necessário, porém no começo ele é essencial. Ler é uma das maneiras mais fáceis e efetivas: quando você não conseguir mais focar sua atenção nas páginas do livro é hora de dormir. Você não precisa dormir lendo o livro, apenas leia e quando sentir que não consegue focar mais sua atenção no conteúdo, é a hora de dormir. Continue no ritmo, acordando sempre na mesma hora e dormindo quando tiver sono. Em questão de dias o hábito estará criado.

21 DIAS
21 dias (três semanas) é o tempo mínimo para se criar um hábito. Por isso, enquanto estiver criando seu hábito de acordar cedo, é bom levar o plano em frente durante 21 dias seguidos. Nada de acordar tarde aos sábados e domingo! Acorde todos os dias na mesma hora. Isso é necessário para o seu organismo acostumar com a rotina. Alguns recomendam 30 dias, mas pessoalmente, eu creio que 21 são suficientes. Durante essa fase de criar o hábito é preciso disciplina. Se você deixar passar um dia, provavelmente vai deixar passar dois, e seu plano todo pode ir por água abaixo. Isso já me aconteceu duas vezes. Foi somente na terceira tentativa que eu consegui manter os 21 dias e criei o hábito. Em ambas as vezes que falhei, o problema foi falta de disciplina. O interessante é que, depois de criar o hábito, por mais que eu resolva acordar tarde, eu sempre acabo acordando exatamente as 6:59!

p.s. Se você é viciado em café ou qualquer outro produto que contenha cafeína, é melhor cortar ou, ao menos, diminuir a dose, pois é difícil ir para a cama quando seu corpo está sob efeito químico.